História Ténéré

A XT 500 iniciou uma tendência em 1976, que logo ganhou muita força na Europa. Enduro Multipurpose tornou-se muito bem sucedida na maioria dos países europeus. O sonho de aventura e alcançando lugares distantes culminou no Rally Paris-Dakar, com a Yamaha Motor France desempenhando um papel pioneiro entrar XT 500 motos de rali modificados.
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Clique para ver a imagem em tamanho realEsboço: Ténéré 600
Clique para ver a imagem em tamanho realModelo de produção: Ténéré 600




A idéia estranha?

de planejamento de produtos europeus de curso Yamaha pegou nessa nova tendência do mercado. Eles causaram uma surpresa na sede da Yamaha Japão em 1981, quando eles sugeriram para produzir uma réplica das máquinas de Rally com 30 litros do tanque de combustível e um grande single, ou até mesmo um irmão gêmeo, motor. Este era um conceito difícil de entender no Japão, onde o sonho de aventura não tinha pego ainda, e ninguém poderia imaginar motociclistas normais que querem andar por aí com esses tanques grandes.
Mas os engenheiros finalmente aceitou o desafio e criou a primeira Ténéré para o modelo do ano 1983! 
Imagem e função Paris-Dakar estava no topo de sua popularidade.A Ténéré, em homenagem ao famoso deserto Africano, que foi uma das etapas mais difíceis do Rally, revelou-se um novo tipo de all-round turnê motocicleta, capaz de ir a qualquer lugar, fácil de manter e vendido a um preço acessível, enquanto dando valorizando a imagem de uma grande moto também.
Logo a bicicleta se tornou um dos best-sellers da Yamaha! No total, 61 000 unidades da Ténéré 600/660 foram vendidos na Europa nos primeiros 10 anos depois de ter aparecido.
(incluindo 20 500 em França, sendo o maior mercado único). 
 
 
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O desenvolvimento do modelo
1983: Primeira geração: A nova categoria
XT600Z Ténéré com o código do tipo de 34L é lançado em Paris Motorcycle Show, em outubro de 1982. Seu esquema de primeira cor tornou-se lendário: branco com uma cadeia de blocos vermelhos como as cores da marca Yamaha e azul com blocos de cadeia de preto, que foi inspirado pela cor da Yamaha Motor France (Sonauto / Gauloises) equipe de corrida.
Ténéré O primeiro trouxe uma série de inovações para o segmento de Enduro, como um freio a disco dianteiro quando os freios a tambor eram comuns, e uma suspensão cruz mono progressiva com braço oscilante em alumínio que contou com uma roda de longo curso de 235 mm. O garfo dianteiro era semelhante high-spec: 41 milímetros, ar assistido, com um curso de 255 mm. O motor (uma versão bore-up da XT 550) tinha 595 cc, muito poder de low-end, e entregue 43 hp, com uma velocidade máxima impressionante de 160 km / h. Não houve partida elétrica e apenas uma pequena cabeça capuz, mas um enorme tanque de combustível com 30 litros! 
 
 
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1986: Segunda geração: Partida elétrica
No Salão de Paris, no final de 1985, a segunda geração XT600Z Ténéré com código de tipo 1VJ foi lançada para uma multidão entusiasmada. A nova moto foi ainda mais perto da moto rali fábrica, embora o tanque de combustível continha agora "apenas" 23 litros. Isto era, em parte, devido ao filtro de ar a ser movida a partir de baixo do assento, para baixo do depósito de combustível. O sistema de partida elétrica era uma contribuição para o uso diário da bicicleta.
O desempenho foi aumentada para 46 hp, como resultado de válvulas maiores, carburadores modificados, e da nova caixa de filtro de ar. A velocidade máxima aumentou a 163 km / h.
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1988: Terceira geração: proteção completa
Um redesenho completo feito a terceira geração da XT600Z, com 3AJ tipo de código, parecem notavelmente diferente e, novamente, mais perto das versões Rally. A grande carenagem frame-montado com faróis duplos era novidade nessa categoria e equipados perfeitamente com os 23 litros do tanque de combustível. O motor viu algumas mudanças significativas, como uma cabeça de cilindro modificado, eo corpo do cilindro tinha grandes aletas de refrigeração.Para aumentar a refrigeração do sistema de lubrificação do motor foi alterado eo guarda-lamas dianteiro abaixada. Um disco de freio melhorou o poder de freio traseiro.
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1991: Quarta geração: Novo motor 660cc de 5 válvulas   
Oito anos após a primeira Ténéré, a Yamaha continuou o sonho com a XTZ 660 Ténéré, seguindo a tradição da Yamaha para incorporar o mais recente motor e tecnologia quadro. 
Yamaha usou um sofisticado cinco válvulas, líquido motor de refrigeração que primeiro parecia contradizer a simplicidade do conceito, mas a confiabilidade garantida, manutenção mínima, melhor ambiente de simpatia e um bom 48 hp. 
A nova Ténéré era mais magro e menos robusto do que antes, seguindo a tendência para o aumento da utilização de estradas contra uso offroad no momento. Por exemplo, os acidentes vasculares cerebrais de suspensão eram mais curtos e o reservatório de combustível foi mais compacta, com 20 litros de capacidade.
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1994: quinta geração: Agilização
A última geração do 5 válvulas XTZ 660 Ténéré apareceu em 1994. Este último teve uma evolução completamente nova carroçaria aerodinâmica com um farol dianteiro duplo inspirado no famoso Super Ténéré 750cc gêmeo.Não houve alterações mecânicas significativas ao motor ou chassis.
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